quarta-feira, 1 de junho de 2011

Super-parabéns para o SUPERMAN !


Super parabéns!!!
Hoje comemora-se os 73 anos do maior super-herói de todos os tempos; O SUPER HOMEM! O personagem criado pela dupla Jerry Siegel e Joe Shuster nasceu no fictício planeta Krypton e foi chamado pelos seus pais de Kal-El (que significaria Filho das Estrelas no idioma kryptoniano). Foi mandado à Terra por seu pai, Jor-El, um cientista, momentos antes do planeta explodir. O foguete aterrissou na Terra na cidade de Smallville (por alguns anos, foi traduzida no Brasil como Pequenópolis), onde o jovem Kal-El foi descoberto pelo casal de fazendeiros Jonathan e Martha Kent. Conforme foi crescendo, ele descobriu que tinha habilidades diferentes dos humanos. Quando não está atuando com o tradicional uniforme azul e vermelho, ele vive como Clark Kent, repórter do Planeta Diário (Estrela Diária em Portugal). Clark trabalha com Lois Lane, com quem hoje é casado.
Superman é uma das mais importantes personagens da cultura pop ocidental, sendo o primeiro herói dos quadrinhos a ter uma revista intitulada com seu nome: Superman #1, publicada no verão de 1939. Além disso, Superman foi licenciado e adaptado para diversas mídias, desde rádio até televisão e cinema. O filme Superman Returns foi lançado em 2006, com uma aceitação abaixo das expectativas.

A origem e poderes da personagem foram sendo expandidos e alterados gradativamente ao longo dos anos para acompanhar a evolução do público. A história do Superman foi alterada para permitir as aventuras do Superboy e outros sobreviventes de Krypton foram criados, como Supermoça e Krypto, o supercão. A personagem foi revisado e atualizado mais recentemente em 1986. John Byrne recriou a personagem, reduzindo os poderes do Superman e apagando diversas personagens da versão oficial das histórias, o que atraiu a atenção dos meios de comunicação. A cobertura da imprensa foi novamente recebida na década de 1990, com A Morte do Superman, uma história na qual a personagem era dada como morta.

A propriedade sobre a personagem foi objeto de disputa, com Siegel e Shuster reclamando o retorno de sua propriedade legal. Os direitos autorais são novamente objeto de disputa, com a mudança das leis de direitos autorais permitindo à esposa e à filha de Siegel reclamar uma parte dos direitos autorais, levando a uma disputa com a companhia Warner Bros.

A primeira aparição do Superman foi em Action Comics #1, em 1938. Em 1939, uma série de mesmo nome foi lançada. A primeira edição consistiu principalmente de aventuras já publicadas em Action Comics, mas apesar disso a revista atingiu grande vendagem.1939 também foi publicado na especial New York World's Fair Comics, que no verão de 1942 virou World's Finest Comics. Com a edição #7 de All Star Comics, Superman fez sua primeira de um número infrequente de aparições, nesta ocasião aparecendo brevemente para estabelecer-se como membro honorário da Sociedade de Justiça da América.
Inicialmente Jerry Siegel e Joe Shuster queriam ser responsáveis por toda história e arte de todas as tiras publicadas. Entretanto, a visão de Shuster começou a deteriorar-se, e o aumento das aparições da personagem implicou numa sobrecarga de trabalho. Isso fez com que Shuster estabelecesse um estúdio para ajudar na produção da arte embora ele insistisse em desenhar o rosto de todo Superman que o estúdio produzia. Fora do estúdio, Jack Burnley começou fazendo capas e histórias em 1940. Wayne Boring, inicialmente empregado no estúdio de Shuster, começou trabalhando para DC em 1942 fazendo páginas para Superman e Action Comics.
Na história original de Siegel e Shuster, a personalidade de Superman é rude e agressivo. O personagem é visto combatendo gangsters, violência doméstica, com um código moral pouco ortodoxo. Escritores posteriores suavizaram a personagem, e introduziram um idealismo e um código de conduta moral. Mesmo não sendo tão sangue-frio quanto o Batman original, o Superman apresentado na década de 1930 não tinha consciência do dano que sua força podia causar, agredindo vilões de maneira que fatalidades presumivelmente ocorriam, mesmo que não fossem explicitamente mostradas nas páginas. Isso terminou em 1940, quando o novo editor Whitney Ellsworth instituou um código de conduta para suas personagens seguirem, extinguindo qualquer assassinato causado pelo Superman.

Superman nos Video games:


 O Super-Homem já foi visto em vários traços ao longo de sua história. Alguns de seus desenhistas estão aqui:                      



 
Mike Mignola
Fez poucas mas definitivas incursões pelo personagem do Super-Homem. Seu reconhecimento entre os fãs dos quadrinhos, foi com HellBoy. Dono de um desenho extremamente expressivo, consegue marcar de forma gráfica e com traços ágeis todo o impacto que deve ter uma história em quadrinhos. Na mini-série "Cosmic Odissey", representou um Super-Homem jovem, ágil, porém sábio e poderoso.
 

 
Kerry Gammill
Típico representante do estilo Marvel, Kerry Gammill com certeza se inspirou no trabalho de John Buscema (Conan) e John Romita. O resultado disto é um trabalho limpo que representa sem sombra de dúvida o meio do caminho entre os modelos de John Byrne e Dan Jurgens.
 

 
Steve Rude
Somente este artista foi capaz de misturar os estilos de Max Fleischer e Jack Kirby. Ele consegue trazer o Super-Homem dos anos 30 para o complexo cenário dos anos 90. Suas ilustrações à primeira vista, parecem ser bastante simples, mas são repletas de detalhes, o que denota um estudo elaborado de cada quadro.
 

 
Tim Sale
Tim conseguiu imprimir uma visão diferente ao Super-Homem, depois de ter seu trabalho premiado em "Superman For All Seasons", ele provou que o mito está vivo depois de mais de 60 anos. Seu Super-Homem é grandalhão e valentão, mas, ao mesmo tempo gentil e sincero.
 

 
Jerry Ordway
Inspirado na velha escola da Era de Ouro, Jerry conseguiu captar o estilo principal do Super-Homem. O trabalho que mais se aproximou do desenho de Wayne Boring foi o deste artista, que desenhou com precisão um herói que já havia sido retratado massivamente. No seu traço, uma espécie de ressurreição do super-herói foi revelada.
 

 
Walt Simonson
Traços fortes e dinâmicos, levaram este artista a ser considerado um dos primeiros a modificar as regras do desenho dos quadrinhos. Responsável pela introdução de um estilo não-ortodoxo, onde o esboço bem acabado revela um grafismo bastante incomum nas páginas das HQs.
 

 
Todd McFarlane
Sem levar em conta o seu enorme sucesso comercial como artista dos quadrinhos, revelado principalmente com o personagem Spawn, Todd mostrou ser capaz de trabalhar com uma lenda como o Super-Homem, desempenhando em um clima magistral, todo o poder de seu traço agressivo e caricato.
 

 
Jose Luis Garcia-López
Expoente dos anos 80, era figura constante na maioria dos quadrinhos desta época. Apontado como sucessor natural de Curt Swan, desenvolveu um Super-Homem com um ar mais "romântico", diversas de suas expressões inspiravam uma certa compaixão. Alguns dizem que a escolha de Christopher Reeves para o papel de Super-Homem no cinema, foi inspirada em seus quadrinhos e "story-boards".
 

 
Wayne Boring
Wayne foi uma peça chave no desenvolvimento do Super-Homem, foi ele quem começou a dar forma física ao super-herói. Definiu sua musculatura e incorporou-lhe um porte atlético. Mestre da Era de Ouro, resumiu suas ilustrações em manchas bem trabalhadas, como compete aos grandes mestres do nankim. Todas as gerações seguintes de artistas, devem ao seu estilo, as referências para a re-criação do Super-Homem.




 Jamais poderiamos nos esquecer do ator Christopher Reeve que ficou eternizado nos cinemas após interpretar Superman no filme em 1978 e nas suas três sequências.







Vale muito a pena comemorar...

0 comentários:

Postar um comentário