sábado, 4 de junho de 2011

Gliese 581d, primeiro planeta habitável em outro sistema solar



Um grupo de cientistas do Instituto Pierre Simon Laplace, da França, acredita ter encontrado indícios suficientes para demonstrar que o Gliese 581d, descoberto em 2007,  pode ser considerado o primeiro exoplaneta capaz de abrigar a vida como ela existe na Terra.
Segundo as pesquisas, um suposto planeta Gliese 581g parecia estar em uma posição privilegiada dentro da zona habitável do sistema planetário em torno da anã vermelha Gliese 581.  Contudo, várias equipes questionaram a sua detecção – ou seja, ele pode simplesmente não existir, sendo resultado de ruído nas medições ultra-finas do “balanço” estelar, necessárias para detectar exoplanetas nesse sistema.
A chamada “zona habitável” em torno das estrelas representa a faixa de distâncias em que os planetas não são nem muito frios e nem muito quentes para que a vida possa florescer, com uma temperatura suficiente para manter a água em estado líquido.

O monge e o escorpião


         Um monge e seus discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora do rio o escorpião o picou. Devido à dor, o monje deixou-o cair novamente no rio. Foi então à margem, pegou um ramo de árvore, voltou outra vez a correr pela margem, entrou no rio, resgatou o escorpião e o salvou. Em seguida, juntou-se aos seus discípulos na estrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados.

         — Mestre, o Senhor deve estar muito doente! Por que foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda: picou a mão que o salvava! Não merecia sua compaixão!
         O monge ouviu tranqüilamente os comentários e respondeu: — Ele agiu conforme sua natureza e eu de acordo com a minha.

Tenham todos um bom fim de semana!