domingo, 11 de agosto de 2013

Você sabe de onde veio o nome da banda Pink Floyd?


Pink Anderson e Floyd Council, os músicos que serviram de inspiração para o nome da banda Pink Floyd.



Pink Anderson (1900 - 1974) foi um guitarrista e cantor de blues. Quando tinha apenas 14 anos, Pink juntou-se ao Doutor Frank Kerr para entreter a multidão enquanto o médico tentava vender um produto com ditas capacidades medicinais. Desse momento em diante, Pink viajou fazendo apresentações, até que em 1950 ele foi descoberto por Paul Clayton, cantor de folk music. 

Porém foi só na década de 60 que Pink Anderson gravou seu álbum, após o Blues ganhar força novamente no cenário musical. Em 1974, Pink morreu de um ataque cardíaco.

Floyd Council (1911 - 1976) começou sua carreira como músico de Blues nas ruas de Chapel Hill nos anos 20, tocando ao lado de seus dois irmãos. Nos anos 30, Floyd gravou suas primeiras músicas, entre elas estavam algumas no estilo Piedmont (um estilo de blues, relacionado ao toque da guitarra). Após um derrame sofrido no final dos anos 60, o deixando sem movimentos em algumas partes do corpo, Floyd morreu em 1976 de ataque cardíaco.



Segundo consta, Syd Barrett tomou conhecimento de ambos os cantores de blues pelo disco de Blind Boy Fuller (cantor de blues também) que trazia como indicação o nome de Pink Anderson e Floyd Council.

Pink e Floyd serviram de inspiração para Syd Barrett nomear a banda com o primeiro nome de cada um na primeira metade da década de 60, formando o "The Pink Floyd Sound". O "Sound" caiu ainda durante aquela década, posteriormente o "The" também foi deixado de lado, ficando apenas "Pink Floyd".

Texto de Talita Lopes Cavalcante
Administração Imagens Históricas

Sugestão de Jessica Loraine

A equipe do Imagens Históricas buscou informações a respeito da imagem, para creditá-la. Entretanto, nada foi encontrado. Caso a encontrem, gostaríamos que nos alertassem via e-mail, por gentileza: imghistoricas@gmail.com



Fonte:

- Site: Pink Floyd. Disponível em <<http://www.pinkfloyd.com/miscellany/faqs.php