sábado, 4 de junho de 2011

Gliese 581d, primeiro planeta habitável em outro sistema solar



Um grupo de cientistas do Instituto Pierre Simon Laplace, da França, acredita ter encontrado indícios suficientes para demonstrar que o Gliese 581d, descoberto em 2007,  pode ser considerado o primeiro exoplaneta capaz de abrigar a vida como ela existe na Terra.
Segundo as pesquisas, um suposto planeta Gliese 581g parecia estar em uma posição privilegiada dentro da zona habitável do sistema planetário em torno da anã vermelha Gliese 581.  Contudo, várias equipes questionaram a sua detecção – ou seja, ele pode simplesmente não existir, sendo resultado de ruído nas medições ultra-finas do “balanço” estelar, necessárias para detectar exoplanetas nesse sistema.
A chamada “zona habitável” em torno das estrelas representa a faixa de distâncias em que os planetas não são nem muito frios e nem muito quentes para que a vida possa florescer, com uma temperatura suficiente para manter a água em estado líquido.


Menos controverso, o Gliese 581d- planeta com massa cerca de seis vezes maior que a da Terra e duas vezes o seu tamanho- passou a ser o principal objeto de estudo. Inicialmente, o Gliese 581d foi julgado frio demais para abrigar água em estado líquido. No entanto, os pesquisadores franceses refizeram simulações computacionais da atmosfera do planeta e agora alegam que as condições podem ser adequadas para oceanos de água líquida, assim como nuvens e chuva, dada uma atmosfera de dióxido de carbono densa- cenário provável em um planeta tão grande.
A 20 anos-luz da Terra, o Gliese 581d é um dos nossos vizinhos galácticos mais próximos, e tem vários atributos estranhos para nós, como o ar denso e as nuvens espessas que manteriam a superfície em um crepúsculo vermelho escuro perpétuo e sua gravidade na superfície que é cerca de duas vezes a gravidade na superfície da Terra.
Para os estudos posteriores, é importante ressaltar a implicação desses resultados, ao notar que exoplanetas capazes de suportar a vida na verdade não precisam ser assim tão parecidos com a Terra. Quem topa uma “viagenzinha” de 300,000 anos, necessários para viajar 20 anos-luz, até Gliese 581d?

0 comentários:

Postar um comentário